Saiba como viajar de ônibus na Europa por 1 euro

Saiba como viajar de ônibus na Europa por 1 euro

Quando se planeja uma viagem pela Europa logo se imagina que o melhor é fazer os trechos entre países de trem. Esta é a opção muitas vezes mais prática e rápida, mas nem sempre é a mais econômica.

Quem quer economizar, geralmente busca vôos em companhias aéreas low cost, que podem custar menos que as passagens de trem. Só que às vezes o deslocamento até o aeroporto custa tão caro ou leva tanto tempo, que o valor do vôo deixa de valer a pena. É sempre bom ficar atento e só tomar a decisão depois de verificar uma terceira opção que muita gente desconhece: os ônibus.

Duas empresas de ônibus low cost na Europa tornam esta opção muito atraente: Megabus e Eurolines. Quando falo o quanto é vantagem andar de ônibus estou me referindo a elas e a diferença absurda de valores que oferecem. Comprando com antecedência de meses, você consegue passagens por 1 libra, 5 libras, 3 euros, 9 euros…

Vale a pena viajar de ônibus na Europa?

As estradas na Europa são boas e expressas, além disso, as distâncias são muito pequenas se comparadas as do Brasil. Para quem demora 3 horas no engarrafamento todo dia, uma viagem de ônibus de mesma duração, sem trânsito e sentado confortavelmente, não é nada.

Para se ter ideia o quanto a distância é relativa nas estradas de lá, o mesmo tempo – 3 horas e 30 minutos – que demoro para fazer 170km entre Rio de Janeiro e Búzios, eu levei para fazer os 310km entre Bruxelas e Paris.

Além disso, ao viajar de ônibus dá para descansar um pouco e também apreciar a mudança de paisagem. Eu gosto de ver as mudanças gradualmente e confesso que ir de trem rápido ou avião de uma cidade para outra, me causa uma sensação estranha.

Se você quer economizar mesmo, ainda existe a possibilidade de fazer trechos mais longos, como Londres-Paris, durante a madrugada. Você dorme no ônibus e ainda economiza uma noite de hospedagem.

Como viajar de ônibus low cost pela Europa?

1. Você compra a sua passagem com antecedência no site de uma das empresas ( Megabus ou Eurolines). Os sites são na línguas dos países atendidos. Na página inicial, eu sugiro selecionar como o seu país a Bélgica. Assim o site será em inglês e a cobrança em Euros. Caso opte pelo Reino Unido, a cobrança será em Libras que tem um câmbio mais desvantajoso. Se você não compreender algo que está escrito, é  bom pedir ajuda a alguém que domine o idioma.

2. Os sites aceitam cartão crédito internacional, mas pode ser que nem todos funcionem. Eu costumo pagar as reservas feitas na internet com o mesmo travel card pré-pago que irei usar na viagem, assim evito a variação do valor da moeda e controlo melhor os gastos.

3. Com a passagem comprada, é preciso imprimir o e-ticket e levá-lo no dia do embarque.

4. Você precisa chegar 30 minutos antes da saída do ônibus para fazer o check-in. Os ônibus tem partidas e chegadas em pontos centrais das cidades, normalmente próximas das estações de trem. Chegar até eles não vai ser problema.

É bom saber que…

  • O problema talvez seja o ônibus chegar. Eu não tive problemas, mas amigos que usaram o serviço com mais frequência me alertaram que atrasos são comuns, especialmente em viagens noturnas.
  • Você tem direito à levar uma mala de até 25kg no bagageiro e uma bagagem de mão.
  • Os ônibus não serão necessariamente como os da foto do site. O que peguei parecia ser um ônibus pirata, todo branco, sem nada escrito, mas era de uma parceira da Eurolines e cheguei viva ao destino.

Ônibus LowCost Europa - Eurolines e Megabus

2 comentários em “Saiba como viajar de ônibus na Europa por 1 euro

  1. Deborah Saraiva

    Esses ônibus são mesmo excelentes, e como regra geral, são mais baratos que outros meios.
    Mas vale pesquisar, dependendo do destino pretendido. Na Itália, por exemplo, as passagens da Trenitalia (no site, na promoção, com antecedência) eram mais baratas que as de ônibus. Enfim, vale a máxima: quem pesquisa, economiza. 🙂

    1. Com certeza, Deborah! Planejar é a melhor forma de economizar. Na Itália andar de trem também me pareceu vantajoso, comprando com antecedência. No meu caso, além da Trenitalia achei valores bem competitivos na Italo, a empresa de trens da Ferrari. Obrigada pelo comentário! Este assunto vai render outro post 🙂

Comentários fechados.