Você precisa experimentar em Malta: Pastizzi

Você precisa experimentar em Malta: Pastizzi

Sem dúvida, a comida de rua em Malta é o Pastizzi. Não é a-toa que em maltês, um dos idiomas oficiais da ilha, ao invés de falar que “algo vende que nem água”, se diz jinbiegħu bħall-pastizzi (em português, “vende como pastizzi”).

Durante o mês que passei em Malta eu comia uns 2 ou 3 por dia, sendo cada um em uma esquina diferente. E pelo menos um por dia na “pastizziria” que tinha ao lado do meu hostel. Como eu não sabia que iria ter um blog, só fotografei um pastizzi no meu último dia lá (e já mordido).

Pastizzi
O único pastizzi que fotografei entre as dezenas que comi
O Pastizzi, na minha definição, é basicamente um salgado folheado em formato de concha. O recheio é uma pasta e tradicionalmente só existem dois sabores: ricota e ervilha.
Parece mesmo que o processo de gourmetização é global, por isso já existem os pastizzi gourmet de outros sabores. Devem ser ótimos, mas o Pastizzi tradicional encontrado na rua sempre será de ricota ou de ervilha!
 O sabor é ótimo, mas melhor ainda é o preço! Em 2013, custava 0,30 euros a unidade e não deve ter mudado muito de lá para cá. Posso dizer que sobrevivi um mês graças às  lojinhas vendendo pastizzi e pizza.  A influência italiana também faz ter pizza em toda parte e apenas por alguns centavos a mais (se não me engano era 80 centavos o pedaço). É tão cultural estes lanches que na escola de inglês que fui estudar, toda sexta-feira era dia de confraternização com muita pizza e pastizzi no terraço.
Pena que é raro encontrar Pastizzi fora de Malta. As chances aumentam em outros países de colonização britânica (como Canadá e Austrália), que receberam imigrantes malteses.  Se alguém souber algum lugar no Brasil, deixa nos comentários, por favor!
Já que quase não tenho fotos de pastizzi, vou deixar um vídeo rápido que mostra um pouco o ritual de comer um:

3 comentários em “Você precisa experimentar em Malta: Pastizzi

  1. Julian

    Fiquei com vontade de comer!!! Adoro folheados! Parece um salgado folheado comum daqui ou tem alguma outra coisa ali que faz a magia?

    1. Carla Rimes
      Carla Rimes

      Olha Julian, a massa é um pouco menos oleosa do que os folheados daqui, mas lembra bastante! Acho que o que faz a magia é o recheio mesmo! A ricota e a ervilha em forma pastosa daquele jeito acho que só em Malta!

  2. Cíntia

    Poxa, deu água na boca!

Comentários fechados.