Você precisa experimentar na Bélgica: Batata Belga

Você precisa experimentar na Bélgica: Batata Belga

Apesar da batata frita ser chamada em inglês de “french fries”, a sua origem é belga – segundo os belgas, é claro.

A Bélgica já estava nos meus planos quando conheci a Amel, uma belga com quem dividi por semanas o quarto de hostel em Malta. Até então eu sabia que a Bélgica tinha três coisas muito tradicionais: cerveja, waffle e chocolate. Mas, quando eu perguntei para Amel o que eu precisava comer na Bélgica ela respondeu: Fries! – E eu traduzi mentalmente, já desanimada, como batata frita.

Ela também falou que deveria comer a que vende nos quiosques de rua. Fiquei com a dica, mas imaginei que seria uma barraquinha que vende batata frita, coisa não muito original, mas ok.

Depois de algumas semanas, já em Bruxelas, vi em uma praça uma espécie de trailer, que de tão bonito parecia cenário de filme. Fui ver o que vendiam e não eram as tais batatas?

Batata frita belga em Bruxelas
Quiosque de batatas em Bruxelas – o primeiro que encontrei
Batata frita belga em Bruges
Quiosque de uma praça em Bruges. Na cidade existe um museu dedicado às batatas

As batatas belgas são servidas em embalagens para levar, geralmente em formato de cone, e vem acompanhadas com molho. O preço varia de acordo com o tamanho e fica entre 2 e 4 euros. A batata belga é mais gordinha  do  que as fritas de redes de fast food e existem muitas opções de molhos, todos bastante cremosos.

Batata Belga
As batatas belgas vem com molho cremoso e são servidas em cones

Na barraca em Bruxelas tinha até o molho “Brésilliene” (brasileiro), que tinha algo com maracujá. Foi o que pedi e achei maravilhosa a combinação. Assim comer batata frita fica muito mais interessante!

Conhecidas como french fries  em países de língua inglesa, os belgas afirmam que tudo não passou de um mal entendido. Soldados americanos e ingleses teriam conhecido a batata frita na Bélgica durante a I Guerra Mundial e chamaram de “french” porque o idioma francês era o falado pelos soldados belgas.Os belgas disputam até hoje com os franceses pela invenção das batatas fritas.

Independente da origem, trata-se de uma tradição gastronômica na Bélgica e é o que você não pode deixar de comer em uma visita ao país! Em todo canto tem algum trailer ou loja especializada em batatas fritas. A paixão é tanta que em Bruges existe até um museu dedicado só à elas: o Frietmuseum.

Para você ver um pouco mais sobre as batatas belgas, termino deixando um vídeo de 1 minuto feito pelo NY Times sobre essas delícias.