Liverpool além dos Beatles – Conheça o Another Place

Liverpool além dos Beatles – Conheça o Another Place

Another Place é uma instalação artística permanente que fica na praia de Crosby, em Liverpool. A obra é de Antony Gormley e antes de parar definitivamente em Liverpool passou por praias na Alemanha, Noruega e Bélgica. São cem estátuas de ferro fundido moldadas nas proporções do corpo do próprio artista e espalhadas ao longo de uma praia imensa. Pode parecer um pouco tedioso, mas a sensação de ver isso é incrível.

Another Place

 

Como chegar
 

A instalação fica na praia de Crosby, no subúrbio de Liverpool e para chegar lá a partir do centro você precisa pegar um trem urbano. Atenção! Não é na estação de trens maior, Liverpool Lime Street, onde ficam os trens para outras cidades. Se estiver em Liverpool descubra onde é a estação de trens urbanos mais próxima aqui. Se você for para Liverpool de trem e quiser ir direto ao Another Place é só andar da Lime Street até a estação Liverpool Central, que fica a apenas 6 minutos de distância.

 

Como a instalação é grande, você pode descer em três estações que ficam na altura da praia: Waterloo, Blundellsands and Crosby ou Hall Road. Em todos as opções ainda vai ser preciso andar alguns quarteirões para chegar na praia.

 

 

Também existem linhas de ônibus, mas acredito que é mais certo chegar de trem.

 

O que se vê lá

  • Crosby Beach
A praia é praticamente deserta, fria e sem cor.  Bem diferente do que a gente está acostumado no Brasil, né? Para quem não teve a experiência de ver uma praia bem ao norte, é uma boa chance de entender porque as pessoas de lá amam Copacabana.

 

Praia de Crosby, Liverpool
Crosby Beach e as estátuas espalhadas

 

Crosby Beach é bem grande e não dá pra determinar onde termina a faixa de areia e começa o mar.   Você nem deve tentar chegar ao mar porque são grandes as chances de você afundar na areia sem ninguém notar.  Existem avisos sobre isso por toda parte. O vento também é intenso, isso explica tantos equipamentos de energia eólica próximos ao Another Place. O meu conselho é ir bem agasalhado, de preferência com um casaco de capuz para cortar o vento.

 

  • A instalação
Another Place é uma obra do Antony Gormley, talvez você lembre do  trabalho que ele expôs no Brasil em 2012. Ele normalmente faz instalações com réplicas do próprio corpo interagindo com um local.

 

 A ideia segundo o autor é usar o ir e vir da maré para explorar a relação do homem com a natureza. As estátuas ficam totalmente expostas à maresia e você pode notar os efeitos causados nelas ao longo dos anos. Elas estão em Liverpool desde 2007 então algumas já afundaram, outras mudaram de coloração e quase todas todas tem cracas. Elas ficam bem afastadas umas das outras e parece ser uma repetição sem fim.

 

Estátua Another Place
Não lembra os bonecos de massa do Power Rangers?
Estátua afundada Another Place
Esta aí já estava com a areia chegando na cintura

 
Como eu vi 
 

O Another Place  estava no roteiro do único dia que eu e o Leandro passamos em Liverpool. Eu tinha certeza que seria um daqueles locais que pesquisamos, mas provavelmente desistiríamos de ir na hora. Havia poucas informações na internet e elas diziam que ficava afastado das outras atrações e só deveríamos ir se estivéssemos com tempo sobrando.

 

Acabou que chegamos de manhã bem cedo em Liverpool e como esta era uma atração que não tem horário para abrir, fomos direto para lá. Hoje tenho certeza que valeu muito se afastar um pouco do circuito dos Beatles.

 

Subúrbio de Liverpool
Um pouco do subúrbio de Liverpool que eu vi

 

Ser longe do centro acabou tornando a experiência ainda melhor. Pude conhecer um pouco do subúrbio de Liverpool, ver pessoas passeando com cachorros e saindo para o trabalho. Andei em ruas zero Beatles e sem turistas. Quando cheguei na praia, a instalação era muito mais do que imaginava. É incrível a amplitude que ela toma em uma praia deserta. Poucos lugares me proporcionariam a sensação de ver como eu sou tão pequena em relação ao mundo e ao tempo.

 

Claro que isto é muito pessoal. Se você gosta de arte, contemplar paisagens e fotografar, com certeza irá gostar do Another Place. Se é um beatlemaníaco com pouco tempo em Liverpool, talvez seja melhor deixar passar.

 

Visita realizada em Maio de 2013.

 

Para ver mais:

2 comentários em “Liverpool além dos Beatles – Conheça o Another Place

  1. Adorei o post e o blog. Super completo e diferente de todos os outros que já havia visto sobre viagens. Quero mais haha
    Parabéns Carla. Sucesso!

    1. Carla Rimes
      Carla Rimes

      Obrigada, Clicia! 🙂 Em breve tem mais!

Comentários fechados.