O que o tem no Mercado Central de Cusco?

O que o tem no Mercado Central de Cusco?

A primeira vez que vi o Mercado de Cusco foi no programa “Anthony Bourdain: Sem reservas” do TLC. Se você gosta de programas televisivos sobre viagem, acho que vale a pena assistir aos episódios sobre o seu próximo destino. Basicamente, o Anthony viaja, come, enche a cara e aproveita a vida sempre acompanhado por chefs locais, ou moradores, que sabem mostrar aonde está a boa comida de cada cidade.

Por motivos óbvios, ele acaba muitas vezes visitando os mercados municipais (daquele tipo central, que abastece os demais estabelecimentos gastronômicos da cidade) para experimentar o que há de mais local. Eu sou uma seguidora desta ideia e procuro ir neste tipo de  mercado ou em feiras, embora eu não seja o tipo de pessoa que coma qualquer coisa para só para experimentar.

Entrada do Mercado
Entrada do Mercado

Assim, quando decidi ir a Cusco, inclui no roteiro a ida ao Mercado Central de San Pedro (o nome se deve a uma Igreja próxima). Se você também tem interesse em ir, não há dificuldade: o mercado está a apenas 5 minutos a pé da Plaza de Armas, ou seja, está localizado na região central na cidade, e de quebra você ainda pode usar o tempo que dedicaria para uma refeição (café da manhã ou almoço).

Como chegar

Para chegar ao mercado, saindo da Plaza de Armas, basta seguir a Calle Marquez até chegar a Calle Tupac Amaru, onde está localizado.

 

O que se vê lá

  • Exposição de pedaços de carne incomuns
    Focinhos, patas, testículos. De boi, de porco, de cavalo, de coelho. Sabe-se lá o que fazem com isto.
    Dica: se for lá para comer, faça a refeição antes e só depois veja essa parte do mercado.
Carnes em exposição
Carnes em exposição
  • Cerais, frutas, legumes e vegetais diferentes
    Você irá constatar: existe todo o tipo de batata e milho que você possa (e também os que é incapaz de) imaginar neste mundo. Sem falar na variedade dos cereais andinos como a quinoa e a chia.
Mercado  de Cusco
Muitas batatas…
  • Refeições
    São refeições mais simples, pratos típicos e com preços abaixo dos praticados nos restaurantes mais baratos nesta área da cidade. Ou seja, refeições populares em todos os sentidos.
  • Poções
    Como a maioria dos mercados e feiras populares, vende-se mandingas.
  • Pessoas locais
    Muita gente vai ao mercado fazer refeições ou comprar alimentos. Sua vista descansará um pouco dos grupos de turistas (mas ainda existem os que se arriscam por lá, como você).
  • Artesanato
    Também é vendido artesanato local, que dizem ser mais barato (eu não vi, mas é possível).

Como eu vi

No mercado encontrei as cenas que antes tinha visto pela televisão, mas houve um choque de realidade. Aqueles focinhos de cavalos e outras partes exóticas de animais expostas não são as coisas mais bonitas de se ver, né? Agora imagina sentir o cheiro antes de uma refeição.

Eu não tive estômago para nada lá. Até porque o meu ainda estava se recuperando dos dias de refluxo que tive, sintoma do Soroche (mal de altitude).

O ambiente é confuso, muito movimentado, dá uma impressão de sujo e as pessoas que frequentam são humildes.

Eu gostei e digo que vale a visita. Se você gosta de ver alimentos diferentes e pessoas locais, ou apenas estiver procurando uma refeição em conta, vá conferir também!

Local visitado em Janeiro/2012

Quer saber mais?

Um comentário em “O que o tem no Mercado Central de Cusco?

Comentários fechados.