Visão da semana: Copacabana – Bolívia

Visão da semana: Copacabana – Bolívia

A visão desta semana é xará da praia mais famosa do Brasil.

Copacabana, na Bolívia também é cheia de turistas e até que tem um clima litorâneo, apesar de estar bem longe do mar.

 

Copacabana - Bolívia
O pouco que vi de Copacabana, na Bolívia

A mais de  3.000 metros de altitude, a cidade é a maior da Bolívia às margens do Lago Titikaka. Sim, isto na foto é um lago. O lago mais alto e navegável no mundo, e que, de tão grande, pertence a dois países e parece um mar, mas continua sendo um lago.

Copacabana é movimentada porque serve como ponto de partida para a Isla del Sol, um lugar incrível na Bolívia. Muitos viajantes pernoitam ali indo ou voltando do passeio  na ilha e também aproveitam para conhecê-la.

Eu vi muito pouco da Copacabana boliviana, pois mal cheguei e já desci suas ladeiras para tomar um barco para a  Isla del Sol, onde acabei dormindo. A  única atração na própria cidade é a Basílica de Nossa Senhora de Copacabana*, padroeira da Bolívia.

A fotografia foi feita no ônibus, já a caminho de La Paz, enquanto subia ainda mais de altitude para o meu desespero. Lembro que na hora que fotografei pensei (e até hoje vendo esta foto fico pensando) se perdi algo nesta cidade.  O visual de lá é tão bonito e diferente do lado peruano do lago (onde eu havia passado os últimos dias), mas eu precisava seguir.

*O nome do bairro do Rio de Janeiro, na verdade, é uma referência a esta Santa. Alguns espanhóis trouxeram uma réplica da imagem para cá e fizeram uma Igreja, que por sua vez acabou dando nome ao bairro.