Você precisa experimentar na Argentina: Pancho

Você precisa experimentar na Argentina: Pancho

Pão, salsicha e molhos. Muitos molhos.

Eu sei que cachorro-quente é A comida de rua de boa parte do mundo, mas não consigo chamar Pancho de hot-dog simplesmente. Os panchos que comi em Salta, e não foram poucos, eram muito diferentes do que fazemos no Brasil.

Em quase todas as esquinas de Salta tem  Pancherias, lojas que vendem Pancho e outros lanches rápidos, e quase sempre elas tem fila. Pena que eu não pensava em ter um blog, então não fotografei nenhuma. Para ilustrar, só consegui esta imagem de uma Pancheria em Córdoba, mas o espírito é o mesmo!

Pancheria /foto flickr peregrinari
Pancheria /foto cc flickr peregrinari

O preço vai de acordo com o tamanho do pão com salsicha (existem até os com 30cm) e de acordo com o que vai colocar em cima. A maioria das opções são molhos e às vezes tinha uma batata palha mais grossa que chamam de “Lluvia” (chuva). Você pode pagar por combinações de cobertura ou escolher o “superpancho”, que entra tudo o que der no pão.

Para mim o mais saboroso eram os molhos. Molho de Alho, Roquefort, Parmesao, Golf, Chimichurri..

Eu experimentei várias combinações. Meu almoço eram uns 02 panchos grandes com 01 ou 02 molhos em cada,  e cada sanduíche não custava mais que o equivalente a R$3,00 (em 2012).

É com certeza o que os argentinos comem  quando estão com pressa e sem grana. Para quem gosta de almoçar de verdade, em Salta e na Argentina a culinária é muito boa, mas não deixe de ao menos lanchar um pancho! ¡ Buen provecho!